A igreja dos sonhos de Deus


Jesus imaginou e projetou uma igreja que fosse uma comunidade, não uma instituição. No seu projeto tinha como prioridade pessoas e não prédios. Os discípulos elogiaram o templo, mas ele disse: vê isso? Não ficará pedra sobre pedra. Os milagres eram de graça e não vendidos. (Quando operava um milagre pedia que não contassem a ninguém.... hoje anuncia-se os milagres, mesmo antes que estes aconteçam) O que será que ELE tá pensando sobre isso! Deus tem um projeto. Está escrito: nada pode frustrar o projeto de Deus (Jó 42:2), também está escrito: há tempo para todo propósito. (Ec 3:1). Quando o profeta Elias, deprimido, disse: "mataram os teu profetas... e querem matar a mim também" (I Rs 10:19) Deus respondeu: "deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal" 1 Reis 19:18. 

O projeto de Deus não vai mudar. Jesus disse: "passarão os céus e a terra, mas a minha palavra não passará" (Mt 5:18). Não que os planos não estejam se cumprindo, mas tudo acontecerá na plenitude dos tempos, pois Deus não trabalha sem objetivo. O projeto original de Jesus é uma igreja comunitária. Comunidade e não uma instituição. Uma comunidade atende os anseios de Deus e a necessidade do homem, como povo. A instituição atende apenas a interesses individuais de seu fundador. Simples: O projeto de Deus não centra-se em um homem, mas no homem. A primeira ordem de Deus foi: "multiplicai e enchei a terra" Gn 1:28. Caso o interesse de Deus fosse individualizado Deus não teria dado ordem para encher a terra. por quê Ele faria isso se queria apenas um. 

Hoje vemos as igrejas, isso mesmo, são várias agora. Jesus iniciou apenas uma, mas agora vemos muitas, tantas que não podemos contar. Cada uma agora atende ao anseio de seu fundador. Jesus poderia ter dito aos doze apóstolos: vão e comecem doze igrejas, cada uma com a sua personalidade e propósito. Mas, é interessante, por que ele disse isso apenas para um dos apóstolos? A ordem de fazer discípulos foi para todos, não só para os doze, mas para todos os que depois deles vieram, inclusive eu e você. 

Conta-se que um homem chamou um pedreiro para resolver um vazamento de uma torneira, mas ao chegar no local o pedreiro viu que várias outras coisas também precisavam de reparos e começou a consertar tudo o que estava com defeito, nisso, passou o dia e quando o dono da casa chegou a torneira ainda estava vazando. O pedreiro se desculpou dizendo: vi que muitas coisas precisavam de concerto então consertei tudo, mas não deu tempo de consertar a torneira. Então o dono da casa disse: amigo, te contratei para consertar a torneira e ela ainda está vazando. Deus tem um projeto e nos chamou para cumpri-lo, e se foi, prometendo voltar. Quando ele vier, será que vai te achar fazendo o que ele mandou? (Lc 12:43).  

vivi parte de minha infância em numa comunidade na qual não havia dinheiro, lá pelos anos 1970/72, o meu avô praticava agricultura de subsistência e apesar de criança, vi meu avô trocar o que ele tinha pelo que lhe faltava na vizinhança, também o vi chegar com uma caça e a dividir com a vizinhança, sem dinheiro e sem preço, eu mesmo entreguei as porções de carne aos vizinhos, detalhe, também vi os seus vizinhos entregarem as porções de carne na casa de meu avô. Eu não tinha consciência do que era riqueza nem pobreza, pois não tínhamos falta de nada. Tínhamos tudo o que precisávamos e o que não tínhamos os vizinhos compartilhavam conosco. Ora isto, apesar de que eu não sabia, era a igreja que Jesus começou. (Atos 2:44).  

Hoje a igreja que conhecemos faz concorrência com o comércio, pois cria e vende produtos "da fé", e, ainda por cima, concorre entre si apresentando pseudo produtos, como exclusividade de sua lavra. Divulga nas ruas o que não tem, como assim? Ora divulga que vai haver milagres na noite tal, mas não pode garantir que os tais acontecerão. Vedem lenços, rosas, chavezinhas de mentira, tijolinhos, etc. Mostra seus líderes orando, quando Jesus disse que devemos orar em secreto. 

 Não nos parece que ao voltar, Jesus vai nos encontrar fazendo muitas coisas, menos o que ele nos mandou fazer? Você que está lendo esta mensagem, está fazendo alguma coisa, ou pelo menos está percebendo alguma coisa? Ou será que você nem ainda se deu conta da atual performance da "igreja"? 
Comunidade, não instituição. Pessoas, não prédios. Compartilhar, não angariar. "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8".

Nenhum comentário:

Postar um comentário